Opções de idiomas

Idioma selecionado:

Português

​5 passos para se manter seguro no Carnaval

Fique atento para evitar ameaças físicas e digitais durante os dias de folia

São Paulo, 19 fevereiro de 2020 - A forma como o público interage com grandes eventos, como o Carnaval, se transformou. Hoje, a experiência extrapola os limites da rua para o mundo digital, seja para registrar momentos nas redes sociais, se localizar, fazer compras ou pedir o transporte de volta para casa. Porém, a tecnologia também mudou o perfil dos oportunistas. Com recursos disponíveis na palma das mãos, criminosos podem invadir smartphones a partir de redes Wi-Fi públicas ou transações bancárias não seguras e se apropriam de mensagens promocionais com armadilhas cibernéticas.

A pesquisa Unisys Security Index 2019 apontou que, em grandes eventos, a maioria dos brasileiros se preocupa com o roubo de dados pessoais (70%) e/ou de cartão de crédito (71%) em seus dispositivos móveis por meio do acesso ao Wi-Fi público. A preocupação se dá na mesma proporção que o receio de ataques físicos em situações de aglomerações (72%). "Os resultados da pesquisa comprovam que a cibersegurança é um dos fatores mais importantes durante o planejamento de um evento de grande porte, mas a responsabilidade não cabe apenas aos organizadores. O público também precisa estar atento a noções básicas de proteção para evitarem roubos físicos e virtuais", explica Alexis Aguirre, diretor de segurança da Unisys para América Latina.

"Em muitos casos, o ciberataque não precisa invadir seus dados privados, pois todas as informações já estão disponíveis nas redes sociais. Dicas como o lugar em que estamos, o horário e o que estamos fazendo são brechas perfeitas para criminosos obterem informações sigilosas", alerta Aguirre.

O executivo destaca abaixo 5 passos para se manter seguro:

1. Compre ingressos apenas dos canais oficiais de venda ou de sites confiáveis. Antes de comprar, verifique no navegador se o ícone do "cadeado" está visível e se o endereço do site começa com "https://". Se o preço dos ingressos estiver bom demais para ser verdade, a probabilidade de fraude é grande.
  2. Planeje a ida ao evento com antecedência e fique atento às informações das autoridades. Cadastre-se junto às autoridades envolvidas na organização do evento para receber no dia alertas úteis ou informações importantes de trânsito e de segurança.
  3. Antes de ir, atualize o seu celular e não utilize redes abertas de Wi-Fi. Se o sistema de seu telefone está atualizado, está também com a proteção mais eficiente disponível. Além disso, utilize somente redes Wi-Fi protegidas, com senha. Redes sem proteção dão a hackers acesso a dados pessoais e bancários armazenados em seu telefone.
  4. Não faça transações eletrônicas com vendedores não oficiais. Cuidado com cartões sem contato, aqueles de encostar na maquininha, e com transações via celular feitas em grandes eventos. Nessas situações, existe o risco de seus dados serem coletados e vendidos a criminosos mais tarde.
  5. Mantenha seu telefone carregado para emergências. Se possível, leve o carregador ou um power bank para o caso de a bateria descarregar num momento de necessidade.

Ainda de acordo com o estudo Unisys Security Index, metade dos brasileiros diz ter receio de participar de eventos de grande porte e 29% já desistiram de ir em certas ocasiões. "Em qualquer situação que envolva grandes aglomerações a preocupação com a segurança é fator latente, mas com atenção aos cuidados é possível aproveitar com segurança", conclui Alexis.

Sobre a Unisys

A Unisys é uma empresa global de tecnologia da informação que desenvolve ao redor do mundo soluções de alto desempenho e segurança para empresas e governos. As ofertas da Unisys incluem softwares e serviços de segurança; serviços de transformação digital e suporte; aplicações e serviços para a indústria; além de ambientes inovadores de operação de software para computação empresarial de alta intensidade. Para mais informações sobre como a Unisys entrega melhores resultados de forma segura para seus clientes das áreas de governo, serviços financeiros e mercados comerciais, acesse www.unisys.com.br

Siga a Unisys nas redes sociais: LinkedIn, Facebook, TwitterInstagram.

Atendimento à imprensa - Unisys

Advice Comunicação Corporativa